domingo, 1 de março de 2015

Por que somos tão ruins em matemática?



Já ficou horas e horas olhando um exercício "simples" e se sentindo um inútil? Está cansado de não entender matemática? Descubra aqui o porquê de termos tantas dúvidas no assunto e até umas dicas de como melhorar!



Hoje vamos falar de um assunto que provavelmente encuca a maioria de nós: Por que não conseguimos nos dar bem em matemática? (A menos que você que esteja lendo faça parte dos 2% que consegue tirar de letra aquilo... Quer alguma coisa, ó, majestade?).

Talvez pareça uma reação um pouco exagerada, mas quem nunca viu alguém reclamando sobre como detesta matemática? Já perdi as contas de quantas vezes eu mesma disse isso (e mais uns nomes feios pra complementar). Olha... Até que eu consigo gostar, quando resolvo tudo bonitinho nunca.

Tenho meu próprio método pra resolver matemática, ele é assim: 





Deixando essa lenga-lenga de lado, aposto que você já ouviu inúmeras especulações sobre o motivo de fracassarmos em matemática, não é? As mais populares são: “preguiça mental”, “não sou uma pessoa de exatas“, “genética ruim”, ou então “a culpa é do governo” (!!). E até algumas teorias sobre as diferenças entre os gêneros (“a mulher não tem a mesma capacidade racional que o homem”).



Bom... eu acredito que, sim, homens e mulheres possuíam mentes completamente diferentes; antigamente. Dava pra ver muito bem as diferenças entre as atividades femininas e masculinas. Os homens tinham tendência a ser mais racionais, e as mulheres mais emotivas e era uma coisa realmente rara encontrar pessoas que não “funcionasse” assim. Mas hoje já tá tudo misturado, (e os homens já se soltam todos ao som de Pablo), não acho que esse tal sistema vá perdurar por muito tempo. E a nossa capacidade de pensar racionalmente pode ser expandida, então é só ir treinando que um dia você chega lá (ou não).

Mas então, qual é a verdadeira causa disso?

O PISA (Programme for International Student Assessment – Programa para Avaliação Internacional de Estudantes) aplica testes de matemática, ciências e leitura para avaliar as habilidades de alunos de cada país. Quem vocês acham que ficou em 1ª posição? ~mistério~ Não é tão difícil assim... Óbvio Foi um país asiático, nesse caso não exatamente um país, mas uma cidade: Xangai – China.

Se você não ficou cabulando as aulas de Geografia, deve saber que a China era um dos países mais pobres há uns tempos. Xangai, particularmente, quase não tinha dinheiro, então passou a investir pesadamente na educação e (bum!) estão lá no topo hoje. Que lindo, não? ;D

Considerando isso, parece certo afirmar que não somos nós os péssimos em matemática. Afinal, não é todo Estado que investe na educação como um Xangai da vida, não é? Se os professores fossem bem pagos e as salas não fossem lotadas, consequentemente, haveria um desempenho melhor. E capital para a infraestrutura é o que não falta. 

Mas, claro, alguns alunos são piores ou melhores que outros. Se você quer melhorar sua capacidade, treine, entre em algum curso ou assista tutoriais no youtube (recomendo), só não fique parado reclamando de tudo também. 

Outra dica: "Você só consegue aprender matemática se for organizado", palavras de um professor meu. Pode parecer que você tem pouquíssimo tempo, mas se conseguir arrumar sua rotina será muito mais fácil, então faça uma lista com seus horários (para todos os dias) e quando você deve fazer o quê. Com o tempo, ajudará muito! 


Ah, perceberam que eu não especifiquei exatamente quem é ruim em matemática?  Boa parte de vocês pensou nos brasileiros, não foi? Maaas, como a vida é cheia de surpresas, não somos os únicos considerados ruins nisso, não. Vários outros países, como as potências Inglaterra e Estados Unidos, por exemplo, apesar de estarem mais elevados que nós, também se consideram “baixo nível” nessa matéria. Inclusive, eles estão contratando professores diretamente de Xangai pra que suas crianças possam ter um ensino melhor desde pequenas. Será que agora é a hora deles?

-RCI

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Posts Populares