quinta-feira, 16 de abril de 2015

Você é auditivo, visual ou cinestésico?

Você já deve ter visto aquelas pessoas, que, por mais que tentem prestar atenção nas aulas, palestras, etc, sempre se distraem ou simplesmente não conseguem, certo? Assim como outras que por mais que adorem desenhos e pinturas, não possuem aquele jeito para a coisa... Quer descobrir o porquê disso acontecer? Então venha logo ler este post!



Ao fazer algumas atividades, podemos perceber que gostamos, ou não, e temos facilidade, ou não, com algumas delas, não é? Essas atividades normalmente (mas nem sempre, calma) possuem algo em comum: Elas são do campo visual, auditivo ou cinestésico. (Imagino que você, raposa, deve estar se perguntando o que raios é cinestésico... Já vai descobrir)

Aqui estão algumas atividades ~


 Escutar música, prestar atenção em palestras, entrevistas e ouvir rádio são atividades auditivas (avá);

 Desenhar, ver filmes (principalmente legendados ou sem som), observar as coisas ao seu redor e prestar mais atenção em esquemas do que na explicação em si (no caso de uma aula, por exemplo) são atividades visuais.


 E situações como praticar esportes, dançar ou simplesmente perceber, sentir, as coisas ao seu redor são atividades cinestésicas. Sabe aquelas pessoas que não conseguem não tocar em você quando estão conversando? Ou que não param de se mexer enquanto ouvem música? Então. Essas são as pessoas mais "sensoriais", que precisam sentir para ver, entender melhor.

Muitas vezes, no caso de alunos, boa parte deles sempre acha que é burro por não conseguir aprender nada, mesmo se esforçando para isso. Vamos separar exemplos de aulas em cada campo sensorial: Uma aula em que o professor é mais falante, usa poucos ou nenhum esquema e nem mesmo imagens. Alguém que seja muito visual de jeito nenhum conseguirá compreender totalmente a matéria. Seria bom para ela, então, produzir seus próprios esquemas, sobre o que entendeu da aula, ou mesmo fazer um "rabisco", uma boa forma visual para manter na mente a explicação do professor.

"–E uma pessoa cinestésica?"
Bom, esse tipo de pessoa costuma precisar se "engajar" mais com o assunto, então, se fosse possível, ele poderia praticar atividades relacionadas a isso. Se a atividade for química, ou ciência, a pessoa não deve hesitar em procurar um laboratório para poder realmente "mexer" com o que está sendo explicado. Educação física, nem pense em ficar de fora da aula prática (não que ela fosse querer). E teatro também é uma boa opção, se for baseada no que a mente cinestésica precisa aprender. Cinestésicos são pessoas mais mecânicas, então é sempre bom (se não tiver medo de quebrar) tentar descobrir com algo funciona, fuçar, abrir aparelhos, e isso se repete com tudo o que a pessoa for aprender.

– Curiosidade – 

Tem sido feito um estudo para descobrir se um ser cinestésico é realmente apenas "sensorial". Acontece que muitos cinestésicos não apenas guiam toda a sua vida por meio do tato. O cérebro deles simplesmente associam coisas com outras que, para a maioria das pessoas, não "têm nada a ver" ou que são idiotas. Inclusive, parece muito com o comportamento "de crianças", associar um cheiro ou cor à uma letra, por exemplo. "Quem tem sinestesia pode sentir gosto nas palavras, ver cores em números e sentir cheiros em músicas", e isso é algo totalmente natural, uma forma de associação que muitos de nós até podemos ter, mas não é algo que se faz presente no nosso dia a dia. Para entender ou saber mais sobre isso, leia essa reportagem sobre o estudo. É realmente interessante~


–RCI

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