sexta-feira, 31 de julho de 2015

As catacumbas de Paris

Interessante como tem pouco material desse assunto em português, as pessoas não se interessam por coisas assim? Hm... mas as raposas sim!

Vamos falar de história, não, não, seremos breves!

"Pare
Você está entrando no império da morte"
-Entrada do ossário
Século XVIII(18).


 Em 1780, o cemitério "des Saints-Innocents", o mais importante da cidade foi fechado, pois estava tão cheio, que as pessoas ao redor dele estavam adoecendo, por conta da quantidade de cadáveres em decomposição (sem falar do mal cheiro). Porém só em Novembro de 1785 eles tomaram a providência de construir mais cemitérios, mas mesmo assim, isso só resolvia os novos casos de morte, não aliviava os vários outros cemitérios com superlotação.
Foi o chefe de polícia, General Alexandre que deu a ideia de utilizar as antigas pedreiras parisienses e em 1786, após a catacumba ser abençoada, corpos do cemitério Saint-Nicolas-des-Champs foram transferidos para lá. Somente em 1810 passaram a utilizar também os corredores das catacumbas, utilizaram as ossadas de maneira artística(?), os ossos maiores, como esse que fica na coxa, eram empilhados, formando a parede, junto com os crânios, formando uma certa geometria macabra (!), atrás dessas paredes de ossos, ficavam os ossos menores.

As catacumbas foram usadas pelos membros da resistência francesa para se esconderem e armarem estratégias durante a segunda guerra mundial, a algum tempo e ainda hoje, elas são usadas por usuários de drogas, religiosos, ativistas políticos, artistas e aventureiros.

Muitos mortos: A média para a quantidade de corpos varia entre 5 e 6 milhões.
Enorme: A extensão pode passar dos 400 Km e 20 metros de profundidade.

Veja o mapa do subsolo de Paris
~Clique para ver maior!
O local é aberto para visitas desde o século XIX (19), operando normalmente até hoje, embora muitas alas tenham sido fechadas por serem consideradas perigosas, mas ainda há muito por onde os visitantes podem passar, já que existem muitas áreas restritas...
E você, sabia dessa cidade dos mortos por debaixo da cidade do amor? Pois é, parece que sempre temos o outro lado da moeda...
No vídeo abaixo, sinta a impressão que passa o império da morte!


-RD

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Posts Populares