Poderiam as árvores substituir os postes de iluminação?
Águas vivas conseguem criar sua própria fonte de luz de forma completa e autônoma, pensando nisso o designer Daan Roosegaarde decidiu usar o método de imitação da natureza para resolução de problemas, método também conhecido como biomimética. O designer sugeriu a ideia de usar árvores que brilham no escuro no lugar de postes de iluminação, parece maluco não?
Roosengaarde foi para os estados unidos para acompanhar o trabalho do cientista Alexander Krichevsky (Dono da empresa Bioglow, empresa pioneira em criação de plantas geneticamente modificadas) o método consiste em juntar o DNA de bactérias marinhas luminescentes ao genoma de uma planta comum, dessa forma a planta conseguiria emitir luz própria.
bactérias marinhas luminescentes |
O projeto é recente e a criação de grandes árvores que possuam essa característica ainda pode levar alguns anos, porém, antes disso Roosegaarde quer fazer uma demonstração de como as árvores funcionariam, e para isso ele planeja pintar algumas árvores já existentes com tinta bioluminescente que absorve a luz do sol durante o dia, e a noite emite luz por até 8 horas diretas.
0 comentários: