segunda-feira, 16 de março de 2015

Afinal, o que há de errado com a Coca?




É provável que todos vocês tenham ficado sabendo da polêmica da Coca Cola e o tal rato... Mas não é exatamente disso que vamos falar. Obviamente o cara que “consumiu” o rato passou mal apenas por causa disso, não foi? Sem o bicho, o moço não teria sido afetado de forma alguma. Certo? Hm.. Vamos descobrir.

Acho que vocês sabem da existência da Coca Cola zero . _. Ela foi criada para ser uma versão sem açúcar da Coca Cola, portanto, mais saudável, não é? ...Não é beeem assim.

Nas tabelinhas com os ingredientes de qualquer comida, os dois primeiros itens são os que "dominam" toda a substância da comida, mas isso não quer dizer que os outros ingredientes não possam ser prejudiciais. Pois bem, os dois primeiros da Coca zero são: água gaseificada e corante de caramelo.
Até porque, se não tivesse o corante, ela seria a coisa mais linda do mundo, verdinha.


Isso não é nada que vá nos causar mal, realmente (a menos que você seja alérgico) (mas aí você não vai ser burro de tomar isso, eu acho). Após esses dois, encontramos um tal de "ácido fosfórico", já devem ter ouvido falar. Sabem o que ele causa? Ora, ele apenas consegue corroer uma unha em 4 dias e é usado para "quebrar" ferrugem. Nada mal, não é?


(Nem é forte o bixinho ;D)

 Claro, esse ácido fosfórico não vai sair matando com uma só dose, porque assim uma boa parte da população já estaria mortinha. Mas vai ter um efeito ruim no seu organismo, sim. Ele faz com que o cálcio presente no seu corpo seja todinho jogado fora pela sua urina. "E aí?" Bom, sinto lhe informar, meu amigo, mas pode ir se despedindo dos seus ossos. Sua mãe, seu professor, papagaio, ou comercial do Calcitran D3, deve ter te ensinado que cálcio é necessário para manter os ossos saudáveis...

Outro ingrediente é o aspartamo, conhecido por aí como "NutraSweet".

Este aqui é o substituto do açúcar, uma versão sem calorias, mas que causou câncer quando testado em ratos. Porém, um estudo feito ERF (European Ramazzini Foundation) disse que, em nós, não causaria câncer algum.

Ficou um pouco mais tranquilo?


Temos também o benzoato de potássio, usado para proteger o gosto da bebida e evitar algumas bactérias ou bolor. Para produzí-lo é necessário do uso de um tal de benzeno. E é aqui que está o problema: Essa substância pode desenvolver câncer em você (é, não só nos ratos). Mas dessa vez foi a FDA (Food and Drug Administration) que disse que não precisamos nos preocupar sobre isso com o benzeno encontrado na Coca. Vamos descobrir o porquê mais à frente :v)


E do Acesulfame-K, já ouviu falar? É mais um substituto do açúcar, um adoçante próprio para dietas.

O "Ace-K", assim como o aspartamo, é considerado um dos 4 piores adoçantes no mundo, e ele não é facilmente digerido pelo nosso organismo (pra completar).  E apesar de tudo isso, é considerado pela FDA como algo que pode ser consumido por nós.



O motivo pelo qual nós não passamos mal, desenvolvemos câncer ou alguma outra doença por bebermos Coca é: todos esses ingredientes são moderadamente utilizados na produção da bebida. Não é nenhum segredo de que devemos fazer tudo com moderação, e a indústria da Coca está fazendo isso muito bem (segundo aquelas indústrias de pesquisa). Então, sim, você pode aproveitar sua Coca sem se preocupar com uma futura quimioterapia ou ingestão de Calcitran D3 futuramente (mas é bom não exagerar, viu? Moderação.) 


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Posts Populares