terça-feira, 10 de março de 2015

Conhece bastante sobre as raposas?

Que tal conhecer mais fatos sobre o animal que é tema do nosso blog? >w< Raposas são muito interessantes, peguem uma bebida, se aconcheguem e venham conferir!




As raposas pertencem à família canina. Os lobos, coiotes, cães-guaxinins e outros também são parte desse grupo. Todas as espécies caninas são muito adaptáveis a diferentes ambientes e por isso mesmo são um grupo muito comum e (normalmente) próximos ao homem.


Apesar de serem dessa família, as raposas têm muita semelhanças com os felinos. Elas conseguem retrair as garras como eles e possuem pupilas verticais. (Mistura de canino com felino, que perfeição >w<)

Raposas são onívoras (elas comem tanto carne quanto a vegetação)

Elas são nativas da Europa, Ásia e norte da África.

Há vários tipos de raposas espalhados por aí (Você pode conferir alguns aqui :B)

Costumam viver nas "terras" (outro nome para as tocas subterrâneas), mas elas também podem morar em algumas cavidades não subterrâneas aconchegantes.

Os chamados de acasalamento normalmente são uns barulhinhos muito estridentes, e que podem assustar se você tiver uma audição aguçada.

Os olhos e orelhas de um filhote de raposa só são abertos cerca de 2 semanas após o nascimento. Ele não consegue fazer nada e precisa que sua mãe o ajude. Apenas com 4 semanas de vida ele pode sair de suas tocas.

Quando as fêmeas dão cria, normalmente 1 ou 2 raposas a ajudam com os filhotes e as caças. Isso as dá experiência para quando elas tiverem seus próprios filhotes.

Os filhotinhos possuem um focinho pequenininho que lembra muito um nariz de filhote de cão.

Muitos filhotes morrem rapidamente devido aos seus predadores (cães, guepardos, texugos). Mas apesar de todos esses animais que os ameaçam, o pior predador deles são os automóveis. E, além disso tudo, eles ainda podem morrer devido a fome ou frio durante os invernos rigorosos. ('-;) 



Elas são ótimas caçadoras noturnas porque têm visão especialmente adaptada para a escuridão.
Por trás das células sensíveis à luz encontra-se uma outra camada chamada tapetum lucidum, que reflete a luz de volta através do olho. Isso duplica a intensidade das imagens recebidas pela raposa.

Para conseguir comer, os filhotes aprendem a caçar pequenos roedores. (E eles já dão grandes botes)


Elas não mastigam sua comida, apenas a cortam em alguns pedaços de tamanho "aceitável" e a engolem.

Mesmo sendo animais que costumam ficar sozinhos, o macho leva comida para sua família quando ainda são filhotes.

Raposas normalmente sobem árvores e ficam repousando em alguns galhos.

Além de possuí-los em seus rostos, as raposas têm bigodes sensitivos em suas pernas também, que as ajudam a encontrar o caminho.

Raposas são muito caçadas por causa de sua pele. Os caçadores costumam ir até as tocas delas e levar cães de caça para entrar lá e assustá-las, assim elas saem da toca e são capturadas. Algumas vezes elas decidem continuar dentro da toca e são mortas ainda lá dentro pelos cães.

Os caçadores costumam usar a cauda da raposa como um troféu e a nomeiam de "escova".

Sim, aconteciam muitas caçadas a raposas por diversão, principalmente na Inglaterra, Escócia e País dos Gales, mas elas foram proibidas pela Lei da Caça. Entretanto, essa lei está correndo risco de ser revogada...

Alguns países, como a Irlanda, Austrália e toda a América do Norte ainda permitem a caça às raposas.

Muitas vezes elas também são capturadas por fazendeiros.

–RCI



0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Posts Populares