domingo, 12 de abril de 2015

Pratos típicos ~estranhos~ da Páscoa

Aproveitando que passamos há pouco pela Páscoa (apesar de um pouquinho "atrasados"), que tal descobrir as comidas típicas desse período do ano e curiosidades sobre elas em vários lugares do mundo? Ou você achava que todos eles comiam apenas ovos de páscoa e bacalhau como nós?

– Colomba Pascal – 

Nossa... isso parece deliciosíssimo... Só que não

Ou, em seu nome original "Colomba di Pasqua". É um prato típico da Itália, parente do panettone, mas com um gosto diferente porque usam cascas de laranjas cristalizadas em vez das temidas uvas-passas (~º-º)~ Eu acho que não seria muito fã disso, mas qualquer coisa pra não ter que comer uva-passa . _ .

Ela também é bastante conhecida por ser feita em formato de pomba, isso mesmo, então não dá nem pra confundir. Assim que você a vê, sabe que é ela ~diálogo viado off~ É um símbolo cristão.

Muitas vezes quem o faz também adiciona coberturas e recheios deliciosos, assim como nos chocottones, e isso pode deixar a tal da Colomba uma belezinha:

Agora, nada estranho, não é? Eu definitivamente comeria isso


Apesar de eu nunca ter visto, dizem que ela já é comercializada no Brasil. E então? Vai correndo comprar?


– Pinca –



Também conhecido como sirnica, este é um prato típico da Croácia. Eu não sei se existe por aqui, mas me lembra bastante aqueles pães doces ou então o sonho (mas sem recheio).

Ok, existem váarios pães doces por aí, então, como reconhecê-lo? Está vendo essas marcas em cima dele? Elas estão formando uma cruz, fazendo referência à Crucificação de Cristo. E é assim que você o diferencia, raposa ^-^

Aqui dá para ver melhor:


Assim como a Colomba, ele costuma conter cascas de frutas cítricas, mas nesse podem adicionar rum e também uvas passas...


– Hot Cross Bun –

São pãezinhos ou bolinhos doces, porém temperados. Por sua praticidade de preparo, são comuns em muitos países, mas foram originados na Inglaterra há muitos e muitos anos.  Eles têm essa "cruzinha" em seu topo, então também são fáceis de reparar.

São comumente feitos com 11 ou 12 dessas frutinhas ;~; (que você pode enxergar na imagem) para representar os apóstolos



Há várias lendas ao redor destes bolinhos. Para elas se realizarem, é preciso que se coma ou se pendure um ou mais deles onde se estiver. Uma delas diz que eles são medicinais e que curam quem a comer. Uma diferente diz que, se forem comidos/pendurados em uma viagem sobre o mar, previnem naufrágios e acidentes do tipo. Se forem pendurados na cozinha, há garantia de proteção contra incêndios e de que todos os próximos pãezinhos sairão perfeitos (awn).

Os pãezinhos pendurados devem ser trocados todos os anos. (Uma outra lenda diz que se forem pendurados exatamente no dia da Páscoa, eles não irão estragar nem mofar ;D que vida linda)

– Tsoureki –

Me lembrou uma broa

É um prato grego, que busca simbolizar o sangue de Cristo. Para isso, é adicionada essência de cerejas nele e essas coisinhas vermelhas em seu topo são na verdade ovos, tingidos de rubro.

Eles podem ser tanto salgados quanto doces, o que o caracteriza são essas camadas que os trançam, já que eles podem ser feitos em um formato aberto (como o da foto acima) e em um fechado.


Foto bônus por motivos de: Gracinhas



–RCI








0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Posts Populares